Significado HAMSÁ


Olá minhas lindas, 

Hoje eu vou falar um pouquinho sobre um símbolo que estou vendo frequentemente em joias e até mesmo em estampas de roupas e bolsas. 
É o simbolo HAMSÁ, vamo saber um pouquinho sobre: 
hamsá (árabe: خمسةchamsa – literalmente “cinco”, referindo-se aos cinco dedos da mão) é um talismã com a aparência da palma da mão com cinco dedos estendidos, usado por praticantes do Judaísmo e do Islão como um amuleto contra mau-olhado. Também é conhecida pelos nomes chamsá, mão de Deus, mão de Fátima, olho de Fátima, mão de Míriam ou mão de Hamesh. 
Uso 
chamsá é usada como amuleto contra mau-olhado É muito popular no Oriente Médio, especialmente no Egito.A mão pode ser encontrada em diversas formas, desde joias até azulejos e chaveiros. Embora o Alcorão vete o uso de amuletos, a hamsá é facilmente encontrada entre seguidores do Islão Os muçulmanos a associam aos cinco pilares do Islão, e também a chamam de mão de Fátima, sendo Fátima a filha preferida de Maomé.  Notadamente, a hamsá aparece, junto com outros símbolos islâmicos, o emblema da Algéria. 
Bom meninas o símbolo é muito bonito e estou vendo pessoas fazer tatuagem sem ao menos saber o significado do simbolo e por isso a criação do post, com o intuito de informar a vocês o significado.  

E  ai meninas já sabiam o significado do símbolo?

17 comentários

  1. Não conhecia o Hamsa, mas gostei muito de conhecê-lo e entender o seu significado. Gosto bastante dessas coisas, sabe? Hehe. Ótimo post ♥

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  2. Eu não sabia o significado, achei que estivesse associado ao "maktub", que em árabe significa: estava escrito. Amo saber coisas novas, então nem preciso dizer que amei né?
    www.dai-sies.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não conhecia esse símbolo e nem o significado.


    http://www.elaecrista.com/2014/10/palette-colors-3d-five-nine-and-ten.html

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o símbolo. Bem interessante.
    Quando eu vi nem pensava que seria uma mão, achei que era uma folhinha uahuashuah.
    Eu amei o post, é bem legal isso de mostrar o significado, até porque tem mesmo aqueles que fazem tatuagens e usam símbolos sem saber o que é.
    Beijoooooooos <3
    http://shake-de-morango.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato , eu usava um colar com o simbolo e nem sabia o significado acedita :o haha

      Excluir
  5. Confesso que não sabia o significado desse simbolo, não tenho nada com esse simbolo mas eu sempre vejo por ai, que bom que esse simbolo significa uma coisa boa, gostei de saber ♥

    Beijos
    Fanpage | Instagram
    www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz de ter te informado ! É sempre bom um pouco de conhecimento.

      Excluir
  6. Também já tinha visto em muitos lugares, mas não fazia nem ideia do que se tratava. Que bom que agora eu sei, hehehe!
    http://totalmenteanta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Interesting Post ,love this wonderful Symbol :)
    i follow new. Follow back?

    Lovely Greets from Austria ,big Hugs <3

    ResponderExcluir
  8. You have such a cool and unique blog, I love it :)
    Thank you for visiting my blog, I just followed you back on GFC :)

    http://dreamland1234.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, eu vi o simbolo no Tumblr, então fui procurar saber o seu significado, então já conhecia o simbolo e seu significado. É lindo, e eu simplesmente amo, pretendo comprar um colar ou uma pulseira com o hamsá.

    below ✿ average

    ResponderExcluir